A mineração no Brasil

O Brasil ocupa uma excelente posição entre os maiores exploradores de minérios do mundo.

Essa conquista deu-se em razão do rico subsolo brasileiro e do crescimento da mineração moderna em nosso país nas últimas décadas.

Principais minérios extraídos no Brasil

 Tipo de minério
Produção anual beneficiada (em toneladas) – Valores conforme DNPM www.dnpm.gov.br
Características da produção
Ferro

Minério de ferro denominado hematita
318 milhões – 2º produtor mundial
É o minério mais explorado e também o mais exportado pelo Brasil. Suas jazidas estão concentradas, sobretudo no Quadrilátero Ferrífero, localizado em Minas Gerais, na serra dos Carajás, no Pará e no maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul. O ferro é extremamente importante, pois é a principal matéria prima para a produção do aço.
Bauxita
(alumínio)
22 milhões - 2º produtor mundial
A principal jazida de bauxita encontra-se na serra do Oriximiná, no Pará. A bauxita é o minério do qual se extrai o alumínio, muito utilizado na fabricação de eletrodomésticos, materiais elétricos e também na construção civil, em razão de ser um material inoxidável.
Manganês
3 milhões - 1º produtor mundial
As principais jazidas de manganês estão localizadas na serra dos Carajás (Quadrilátero Ferrífero) e no maciço do Urucum. Praticamente a metade da produção brasileira  é exportada. principalmente para os Estados Unidos, Japão e Europa. O manganês é utilizado na fabricação de vários produtos químicos e do aço.
Nióbio
105 mil - 1º produtor mundial
Grande parte do nióbio explorado no Brasil provém dos estados de minas Gerais e Goiás. Esse elemento é fundamental na fabricação de máquinas e equipamentos de alta tecnologia, como turbinas de aviões, aparelhos para diagnóstico médico como os de ressonância magnética e supercomputadores.
Como referenciar: "Mineração no Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 16/10/2018 às 22:15. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaEconomica/mineracao/