Você está em Material de apoio > Geologia

As camadas da Terra

A Terra possui a sua estrutura interna dividida em três camadas, descritas a seguir.

Litosfera ou crosta terrestre

Camada externa e sólida que circunda a Terra. É constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais.

A litosfera possui espessura de aproximadamente 72 km abaixo dos continentes, que recebe o nome de crosta continental, e espessura de aproximadamente 8 km abaixo dos oceanos, que recebe o nome de crosta oceânica.

As rochas que constituem a litosfera podem ser:

  • Rochas magmáticas ou rochas ígneas: São formadas pelo magma localizado abaixo das rochas que se solidificam.
  • Rochas sedimentares: Formadas pela falta de detritos provocados por ações erosivas.
  • Rochas metamórficas: Formadas por rochas magmáticas e sedimentares que sofreram alterações.

Manto

Camada localizada logo abaixo da crosta terrestre e estende-se até quase a metade do raio da Terra. É formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma.

Núcleo

É a camada mais interna do planeta e representa cerca de 1/3 de toda a massa da Terra. Possui temperaturas altíssimas e acredita-se que seja formado por metais como ferro e níquel, entre outros elementos.

   

Como referenciar: "Camadas da Terra" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 19/11/2018 às 05:28. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/camadasterra/