Continentes
 Geografia Física
   Cartografia
   Clima
   Relevo e Geologia
   Hidrografia
   Vegetação
   Meio Ambiente
 Geografia Humana
 Geografia Econômica
 Astronomia

 Jogo das Bandeiras
 Jogo das Capitais
 Colorindo a América
 Pintando o Brasil
 A Rosa dos Ventos
 Jogo das Populações

 Exercícios Resolvidos
 Provas On-line
 Provas de Vestibular

 Laifis de Geografia
 Área dos Professores
 Guia de Bandeiras
 Hinos Nacionais
 Mapas
 Curiosidades
 Atualidades
 Dicionário
 Estados Brasileiros
 Lugares Famosos
 Continentes e Oceanos
 Indicação de Livros
 Profissão Geógrafo
 Fusos Horários
 Links Interessantes

 
Busca Geral

 

.: A América :.

A América no mundo



O continente americano corresponde a cerca de 8% da área total da Terra ou 28,5% das terras emersas do planeta.
É banhado, ao norte, pelo oceano glacial Ártico; ao sul, pelo oceano glacial Antártico; a leste, pelo oceano Atlântico; e, a oeste, pelo oceano Pacífico. Com aproximadamente 15 mil quilômetros de extensão no sentido norte-sul, a América é o segundo maior continente do planeta, completamente localizado no hemisfério Ocidental. O continente americano apresenta vários tipos climáticos, paisagens naturais e formas de relevo que o caracterizam como um continente diversificado.



Um continente de diversidade



O continente americano possui ampla extensão territorial no sentido Norte-Sul. Essa particularidade, combinada com o relevo, a forma e disposição das porções continentais e insulares, proporciona ao continente uma farta diversidade de paisagens geográficas, uma vez que o continente fica submetido à ação das massas de ar e correntes marítimas. Por essa razão, é possível achar no continente uma grande variedade de biomas, tais como as florestas, tropicais e temperadas, as formações desérticas, a tundra, a taiga e as estepes, entre outros. Em razão das características físicas, o continente americano pode ser dividido em América do Sul e América do Norte, porções territoriais que correspondem às duas grandes áreas continentais, e América Central, composta por uma estreita faixa de terra (istmo) e por várias ilhas (Caribe).


A América do Norte é constituída pelo Canadá, pelos Estados Unidos e pelo México. Na estreita faixa de terra da América Central estão localizados países com pequenas áreas territoriais, como Costa Rica, Belize, Honduras, Panamá, El Salvador, Guatemala e Nicarágua. Na porção insular do continente, região amplamente explorada pelo turismo, estão Cuba, Haiti, República Dominicana, Bahamas, Jamaica, etc. A maior parte das terras da América do Sul estão ao sul da linha Equador. O país com maior extensão territorial da América do Sul é o Brasil, ocupando 47% de suas terras.





 

  

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

 

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2007-2014 Só Geografia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.