Você está em O Brasil > Região Nordeste

Economia da Região Nordeste do Brasil (continuação)

Indústria

A Região Nordeste vive um franco processo de industrialização. O Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, a 40 km ao sul da cidade do Recife, é um dos principais polos de investimentos do país.

São mais de 120 empresas instaladas, entre elas a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul, a Petrobras Distribuidora S/A, a Shell do Brasil S/A, a Arcor do Brasil Ltda, a Bunge Alimentos, entre outras.


Complexo Industrial Portuário de Suape

Em Pernambuco, localizado na Mata Norte do estado, há um Polo Automotivo.


Polo Automotivo Fiat Chrysler, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco

O Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia, tem mais de 90 empresas químicas e petroquímicas instaladas. Fortaleza constitui um centro industrial nos setores têxtil, alimentar, de calçados e de confecção de roupas. Ao redor do Recife, na Região Metropolitana, estão instaladas indústrias mecânicas, de papel, de produtos alimentícios, de cimento, têxtil, de material elétrico e outras.

A Rota do Vinho, no Vale do Rio São Francisco, com sete vinícolas instaladas nas cidades de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, todas em Pernambuco e Juazeiro, na Bahia, concentra um polo industrial e turístico, com toda a infraestrutura para os visitantes.


Rota do Vinho, no Vale do Rio São Francisco - parreiras junto ao sertão de Pernambuco

  

Como referenciar: "Indústria na Região Nordeste do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 27/04/2024 às 03:37. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/regiaonordeste4.php