Continentes
 Geografia Física
   Cartografia
   Clima
   Relevo e Geologia
   Hidrografia
   Vegetação
   Meio Ambiente
 Geografia Humana
 Geografia Econômica
 Astronomia

 Jogo das Bandeiras
 Jogo das Capitais
 Colorindo a América
 Pintando o Brasil
 A Rosa dos Ventos
 Jogo das Populações

 Exercícios Resolvidos
 Provas On-line
 Provas de Vestibular

 Laifis de Geografia
 Área dos Professores
 Guia de Bandeiras
 Hinos Nacionais
 Mapas
 Curiosidades
 Atualidades
 Dicionário
 Estados Brasileiros
 Lugares Famosos
 Continentes e Oceanos
 Indicação de Livros
 Profissão Geógrafo
 Fusos Horários
 Links Interessantes

 
Busca Geral

 

Gêiseres

 


Gêiseres são fontes que lançam jatos de água quente e vapor a intervalos regulares. São considerados como atividades finais de vulcanismo e resultam do aquecimento da água do subsolo que está em contato com a lava, ou muito próxima dela. Na parte inferior da coluna da água, a temperatura pode ultrapassar 100 graus centígrados; o vapor, formado pela evaporação do líquido, só consegue subir quando a pressão que exerce para cima é maior que o peso da massa de água. O jato de água lançado pode ter a duração de segundos, ou até de semanas.


O montículo formado ao redor de cada gêiser recebe o nome de geiserita. Estes montículos são geralmente formados por sílica. Como curiosidade, precisamos destacar que a quantidade de energia calorífica necessária ao funcionamento de um gêiser, em Yellowstone, nos Estados Unidos, é capaz de fundir uma tonelada (1 ton) de gelo em um segundo.


O funcionamento de um g√™iser esta sujeito a quantidade de √°gua e da temperatura da rocha. A √°gua vai sendo aquecida at√© alcan√ßar um ponto cr√≠tico, onde se verifica uma efervesc√™ncia r√°pida e explosiva, cuja expans√£o faz com que esta √°gua adquira um sentido vertical existindo a forma√ß√£o de um jato. Quando √† √°gua se eleva as cavidades s√£o novamente preenchidas e esta √°gua se infiltra lateralmente. Ao se infiltrar ela √© outra vez aquecida, formando o que chamamos de fen√īmeno c√≠clico.


Em Yellowstone foram realizados estudos fundamentados no comportamento térmico de vários gêiseres, evidenciaram que há uma certa contribuição da água juvenil, cuja quantidade pode variar de 6 a 13 %, oriunda do magma que deve estar nas proximidades.

A utiliza√ß√£o da energia geot√©rmica √© empregada em v√°rias regi√Ķes, sendo que no Jap√£o, It√°lia e Nova Zel√Ęndia as usinas conseguem produzir at√© 20 mil KW.

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

 

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2007-2016 Só Geografia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.