Continentes
 Geografia Física
   Cartografia
   Clima
   Relevo e Geologia
   Hidrografia
   Vegetação
   Meio Ambiente
 Geografia Humana
 Geografia Econômica
 Astronomia

 Jogo das Bandeiras
 Jogo das Capitais
 Colorindo a América
 Pintando o Brasil
 A Rosa dos Ventos
 Jogo das Populações

 Exercícios Resolvidos
 Provas On-line
 Provas de Vestibular

 Laifis de Geografia
 Área dos Professores
 Guia de Bandeiras
 Hinos Nacionais
 Mapas
 Curiosidades
 Atualidades
 Dicionário
 Estados Brasileiros
 Lugares Famosos
 Continentes e Oceanos
 Indicação de Livros
 Profissão Geógrafo
 Fusos Horários
 Links Interessantes

 
Busca Geral

 

Mata das Araucárias

Também conhecida como Mata dos Pinhais, é uma floresta subtropical encontrada na região Sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). É uma formação florestal típica de uma região de clima subtropical.

 

 

Araucária é uma árvore freqüente na paisagem do Brasil, caracterizando-se por ser alta, imponente e de formato peculiar. Antigamente, antes que a lavoura de café e cereais cobrisse as terras paranaenses, sua presença era tão comum que os índios chamaram de curitiba toda uma extensa região. Essa palavra, que significa imensidão de pinheiros, conservou-se até hoje, denominando a capital do Estado do Paraná.

 

Conhecida como "pinheiro-do-paraná", a araucária angustifolia pertence a uma família pequena, nativa somente do hemisfério sul, que abrange apenas dois gêneros: o Aghatis, natural da Austrália e a Araucária, que aparece no Chile, Argentina e sul do Brasil. O pinheiro-do-paraná é uma árvore útil, pois tudo nela é aproveitável, desde a amêndoa, no interior dos pinhões, até a resina, que destilada fornece alcatrão, óleos diversos, terebintina e breu, para variadas aplicações industriais.As sementes são ricas em amido, proteínas e gorduras, constituindo assim em alimento bastante nutritivo.

 

Assim como outras formações florestais do Brasil, a Mata dos Pinhais encontra-se em processo de degradação. Sua extensão diminuiu bastante nas últimas décadas, principalmente devido ao corte ilegal de árvores, que são destinadas a produção de madeira (fabricação de móveis, papel e outros objetos) e resinas (fabricação de óleos, tintas, sabão etc).

 

O cultivo dos pinheirais para fins industriais é uma das características da economia do sul do Brasil. A árvore demora cerca de 16 anos para produzir boa madeira. É um curto período de crescimento, principalmente se for comparado ao dos pinheiros europeus, que levam cerca de 50 anos para atingirem esse desenvolvimento.

 

   

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

 

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2007-2014 Só Geografia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.