Você está em Continentes > América

América do Sul

A América do Sul pertence ao continente americano, que é formado também pela América Central e a América do Norte.

A América do Sul tem seus limites a leste com o oceano Atlântico, a oeste com o oceano Pacífico, e ao norte com o mar do Caribe.

Está ligada à América Central pelo Panamá.

Relevo

O relevo da América do Sul é determinado por três regiões montanhosas: a cordilheira dos Andes, os planaltos residuais norte-amazônicos (antigo planalto das Guianas ou sistema Parima), e os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste.

Entre essas regiões, existem áreas de planícies, formadas pelas três principais bacias hidrográficas do continente: a Amazônica, a do Orinoco e a do rio Paraná. O ponto mais elevado é o monte Aconcágua (6.959m), na fronteira entre o Chile e a Argentina.

O litoral da América do Sul

O litoral da América do Sul é banhado pelo oceano Atlântico e possui 16 mil km de extensão. Apresenta baixos declives, uma larga plataforma continental e é rico em acidentes, como por exemplo, os golfos de Darien e o da Venezuela, as penínsulas de Goajira e Pária, no mar das Antilhas, e as baías de São Marcos, Todos os Santos e Guanabara.

Já a parte banhada pelo oceano Pacífico possui  9.000km e apresenta  costas altas, com grandes profundidades submarinas, a única área mais acidentada está localizada no sul, onde aparecem muitas ilhas e arquipélagos.

 
Como referenciar: "América do Sul" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2020. Consultado em 07/08/2020 às 07:01. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/America/content15.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

Sofrendo com a língua portuguesa