Você está em Diversos > Profissão

A profissão de Geógrafo

Recebe o nome de Geógrafo o profissional que estuda a geografia.

Os Geógrafos não apenas investigam os aspectos físico-sociais da Terra como também as razões destes aspectos e as possíveis consequências para o ambiente.

O Geógrafo no Brasil é o profissional que concluiu o Bacharelado em Geografia, legalmente habilitado através da Lei 6664/79, e obtém seu ao registro no CREA- Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - de seu estado.

A distinção profissional entre um Geógrafo e um Professor de Geografia é que o Geógrafo possui habilitação para emissão de pareceres técnicos, desde que regularmente associado ao CREA, assim como para a elaboração de EIA/RIMA (estudo prévio de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental), podendo também prestar concursos públicos para quadros estatais que precisem de bacharelados.

O professor de Geografia é o profissional que tem titulação de Licenciado em Geografia, podendo exercer legalmente exclusivamente as funções de docência, do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Para lecionar no Ensino Superior, tanto para o bacharel quanto para o licenciado, o requisito é um curso de mestrado, não essencialmente na área de Geografia, mas nas áreas afins.

No dia 29 de maio é comemorado o dia do Geógrafo.


O Geógrafo, por Johannes Vermeer

Como referenciar: "Profissão de Geógrafo" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 16/10/2018 às 21:47. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/profissao/