Você está em Continentes > América

América Central

Pertence ao continente americano, que é formado também pela América do Sul e a América do Norte.

A América Central é um istmo, que se limita ao sul com a Colômbia, ao norte com a península de Iucatã, no México, a oeste com o oceano Pacífico e a leste com o mar do Caribe (oceano Atlântico).

Apresenta a extensão de 523.000 km2 e compreende sete países: Guatemala, Belize, El Salvador,  Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.


Existem também os países insulares do mar do Caribe: Antigua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Porto Rico, Dominica, Santa Lucia, São Cristóvão e São Vicente.

Relevo

A América Central apresenta um relevo montanhoso e possui uma das regiões com maior número de vulcões ativos.

O relevo avança sobre a estreita região costeira do oceano Pacífico até o topo das montanhas e desce gradualmente para uma ampla região que se estende ao longo do mar do Caribe. Os oceanos Atlântico e Pacífico são ligados através do canal do Panamá.

Hidrografia

A hidrografia da América Central é composta por três grandes lagos: O Nicarágua, o Manágua e o Gatún.

Os rios de maior curso da América Central desaguam no Caribe, enquanto os menores desembocam no oceano Pacífico.

Clima

A América Central apresenta três zonas climáticas distintas à denominada “terra quente”, que compreende regiões do nível do mar até a altitude de 910 m; a “terra temperada”, que engloba regiões de 915 m a 1.830 m; e a “terra fria”, que compreende regiões de até 3.050 m aproximadamente. As costas caribenhas possuem um regime de chuvas bem diferente da apresentada na costa do Pacífico.

As encostas do litoral do Pacífico apresentam clima seco em virtude da presença de ar frio constante, causado pela corrente fria da Califórnia, que impossibilita à absorção do vapor da água, diminuindo a possibilidade de precipitação, entretanto,  a água temperada do mar do Caribe permite que o ar absorva a umidade, que é transportada pelos ventos predominantes do leste.

Fauna e flora

A América Central apresenta características semelhantes à América do Sul e América do Norte. As costas do Caribe e do Pacífico possuem terras baixas da floresta tropical semelhantes às florestas tropicais da América do Sul.

No entanto, a vegetação possui semelhanças com a da América do Norte com altitudes entre 1.000 m e 1.600 m, apresenta florestas de pinheiros e carvalhos.

Já na Costa Rica, a 3.100 m, crescem arbustos semelhantes com os da cordilheira dos Andes. No que diz respeito à fauna esta é mais parecida com a da América do Sul do que com a da América do Norte.

Composição étnica

A maior parte da população da América Central é de origem mestiça ou indígena. A população negra ou mulata é predominante na costa caribenha. Em Belize pelo menos metade da população é de origem africana.

De modo geral, o indígena está menos presente no sul da Nicarágua, na Costa Rica e no Panamá.

Língua

O idioma oficial na América Central é o espanhol, exceto de Belize onde se fala inglês. A maioria dos povos indígenas utiliza o seu próprio idioma. Já nas ilhas do Caribe, além de dialetos locais, prevalecem o inglês e o espanhol.

Como referenciar: "América Central" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 26/04/2024 às 19:53. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/America/content18.php