Você está em O Brasil > Estados brasileiros

Acre

Situa-se no sudoeste da região Norte e tem como limites o Amazonas a norte, Rondônia a leste, a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste. Seus rios mais importantes são:
- Tarauacá
- Muru
- Embirá
- Xapuri
- Juruá
- Rio Purus
- Rio Acre

A maior parte do Acre é formada por mata intocável, protegida principalmente pelo estabelecimento de florestas de proteção integral, reservas indígenas e reservas extrativistas.

Até 1903, a região do Acre foi disputada pelo Brasil, Bolívia e Peru, quando então o Brasil comprou a essa região dos bolivianos por 2 milhões de libras esterlinas, acabando com a disputa. O Acre só passou a ser considerado um estado brasileiro em 1962, quando atingiu o desenvolvimento necessário.

A economia do Acre é baseada no extrativismo (coletas do que a natureza oferece, sem a preocupação de cultivar tais recursos). O Acre, devido a suas grandes preocupações com a exploração da Amazônia, recebeu em 2002 a certificação florestal mais importante do mundo, o “selo verde”, por fazer retiradas de madeira causando o mínimo de agressões possíveis à natureza, na região do Xapiru. O estado é o maior produtor brasileiro de borracha e tem como destaque da economia o setor de serviços. O principal meio de transporte é por meio dos rios.

Bandeira
Brasão
Mapa
Hino
Que este sol a brilhar soberano...[+]
Capital
Rio Branco
Área Total
152.581,388 km²
Sigla
AC
Região
Norte
População
869 265 hab

  

Como referenciar: "Acre" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 19/11/2018 às 19:45. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Estados/Acre/