Você está em O Brasil > Estados brasileiros

Alagoas

Composto por 102 municípios, Alagoas situa-se a leste da região Nordeste, tendo como limites Pernambuco a norte e noroeste, Sergipe ao sul, Bahia ao sudoeste e oceano Atlântico a leste. Atualmente, a atividade econômica que mais cresce no estado é o turismo, sendo a capital Maceió uma das mais visitadas da região nordeste. Outras atividades que desempenham papel importante na economia de Alagoas são:

  • Agricultura: cultivo de produtos como o abacaxi, o côco, a cana-de-açúcar, o feijão, o fumo, a mandioca, o arroz e o milho.
  • Pecuária: criações de eqüinos, bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.
  • Extrativismo: reservas minerais de sal-gema, gás natural, além do petróleo.
  • Indústria: produção de açúcar e álcool, de cimento e processamento de alimentos.

Por muito tempo, a agropecuária foi a principal atividade da economia alagoana, porém hoje representa apenas 10,3% da mesma. Essa redução ocorreu porque o governo na década de 1960 passou a diversificar os investimentos, aplicando na exploração do sal-gema e na produção de petróleo.

Bandeira
Brasão
Mapa
Hino
Alagoas, Estrela radiosa...[+]
Capital
Maceió
Área Total
27.767,661 km²
Sigla
AL
Região
Nordeste
População
3 322 820 hab

  

Como referenciar: "Alagoas" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 17/10/2018 às 06:52. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Estados/Alagoas/