Você está em O Brasil > Estados brasileiros

Mato Grosso do Sul

As terras onde hoje se localiza o estado de Mato Grosso do Sul começaram a ser povoadas em 1830. O estado constituía a parte meridional do estado do Mato Grosso, do qual foi desmembrado por lei complementar de 1977, assinada pelo presidente Ernesto Geisel. Uma parte do antigo estado estava localizado dentro da Amazônia legal, cuja área se estendeu mais para o sul, a fim de beneficiar com seus incentivos fiscais a nova unidade da federação.

A economia do estado é baseada na agricultura, pecuária, mineração e indústria. A principal área econômica do estado do Mato Grosso do Sul é a do planalto da bacia do Paraná, com seus solos florestais e de terra roxa. Nessa região, os meios de transporte são mais eficientes e os mercados consumidores da região Sudeste estão mais próximos.

A bebida típica do estado, tomada nos encontros entre amigos, é o tereré (semelhante ao chimarrão, mas frio).

Bandeira
Brasão
Mapa
Hino
Os celeiros de farturas...[+]
Capital
Campo Grande
Área Total
358.158 km²
Sigla
MS
Região
Centro-Oeste
População
2 748 023 hab

  

Como referenciar: "Mato Grosso do Sul" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 17/10/2018 às 07:17. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Estados/MatoGrossoSul/