Você está em O Brasil > Estados brasileiros

Pernambuco

Situa-se no centro-leste da região Nordeste, tendo como limites Paraíba e Ceará a noroeste, o Oceano Atlântico a leste, Alagoas e Bahia ao sul e Piauí a Oeste.

Apesar de ser um dos menores estados brasileiros, Pernambuco é um dos maiores centros turísticos do país. Na economia destacam-se a também indústria, agricultura, pecuária e criações, embora Pernambuco venha deixando de ser um estado agrícola para se transformar em um grande centro de serviços, com destaque para o comércio e o turismo.

Pernambuco possui diversas paisagens, como serras, planaltos, brejos, além de algumas das mais belas praias do Brasil na sua costa. O estado apresenta predominantemente temperaturas altas, embora o clima seja bem diversificado devido à interferência do relevo e das massas de ar.

A verdadeira origem do nome Pernambuco é desconhecida. Porém, a versão mais aceita é que o nome vem do tupi Paranã-Puca, que significa "onde o mar se arrebenta", visto que a maior parte do litoral do estado é protegida por paredões de recifes de coral.

Bandeira
Brasão
Mapa
Hino
Coração do Brasil, em teu seio...[+]
Capital
Recife
Área Total
98.311,616 km²
Sigla
PE
Região
Nordeste
População
9 496 294 hab

  

Como referenciar: "Pernambuco" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 19/11/2018 às 19:33. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Estados/Pernambuco/