Você está em O Brasil > Estados brasileiros

Rio Grande do Norte

Situa-se na Região Nordeste, tendo como limites o Oceano Atlântico a norte e a leste, a Paraíba ao sul e o Ceará a oeste. Os habitantes ou naturais do Rio Grande do Norte são designados pelo gentílico "potiguar" ou "norte-rio-grandense". Potiguar era o nome de uma nação tupi que habitava a região litorânea em que hoje se localiza o estado.

A economia do Rio Grande do Norte está em franca expansão, se baseando no comércio, na indústria têxtil, na agroindústria e no turismo, graças a um litoral de 410 km de praias. Apesar da Bahia possuir o maior litoral dentre os estados brasileiros, o do Rio Grande do Norte é o com maior projeção para o Atlântico, pois se situa em uma região onde o litoral brasileiro faz um ângulo agudo, a chamada "esquina do Brasil".

O estado é o maior exportador brasileiro de crustáceo, juntamente com o Ceará. Tem também um grande potencial de sal mineral e petróleo terrestre. Na agricultura, o destaque é a carcinocultura, a fruticultura irrigada (abacaxi, banana, melão e coco-da-baía, dentre outros) e a pecuária.

Bandeira
Brasão
Mapa
Hino
Rio Grande do Norte esplendente...[+]
Capital
Natal
Área Total
52.796,791 km²
Sigla
RN
Região
Nordeste
População
3 479 010 hab

  

Como referenciar: "Rio Grande do Norte " em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 17/10/2018 às 06:28. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Estados/RioGrandedoNorte/