Você está em O Brasil > Estados brasileiros

Rio de Janeiro

É o menor estado da região Sudeste e possui a terceira maior população do país. Situa-se no leste da região Sudeste, tendo como limites Minas Gerais ao norte e noroeste, Espírito Santo a nordeste, São Paulo a sudoeste e o Oceano Atlântico a leste e ao sul. Sua capital é a cidade do Rio de Janeiro. Os habitantes ou naturais do município do Rio de Janeiro são designados pelo gentílico "carioca". Porém, o termo "fluminense" é usado também para designar algo ou alguém relacionado ao estado.

O território atual do Rio de Janeiro localizava-se em trechos das Capitania de São Tomé e de São Vicente, na época do sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil. Com o objetivo de evitar a ocupação da região pelos franceses, em 1º de março de 1565 foi fundada a cidade do Rio de Janeiro, por Estácio de Sá. Em 1763, a cidade tornou-se sede do Vice-reino do Brasil e a capital da colônia. Em 1960 a capital foi transferida para Brasília.

Uma das principais fontes de receita do estado é o turismo. O carnaval do Rio de Janeiro é o mais famoso do mundo. A sua economia é baseada também na prestação de serviços, tendo ainda uma parte significativa de indústrias e pouca agropecuária. O Rio de Janeiro possui a segunda maior economia do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, e a quarta da América do Sul.

Bandeira
Brasão
Mapa
Hino
Fluminense, avante! Marchemos...[+]
Capital
Rio de Janeiro
Área Total
43.696,054 km²
Sigla
RJ
Região
Sudeste
População
17 159 960 hab

  

Como referenciar: "Rio de Janeiro " em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 19/11/2018 às 19:37. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Estados/RiodeJaneiro/