Aspectos culturais da Região Nordeste

A cultura do nordeste apresenta características próprias herdadas da influência da cultura dos colonizadores portugueses, dos negros e dos índios.

Cabe destacar que a cultura representa uma complexa teia, na qual estão contidos os conhecimentos, os costumes, as artes, as crenças, os cultos religiosos, a literatura popular, as danças e os hábitos de determinado grupo ou região.

Sendo assim, a cultura do nordeste brasileiro, região formada pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, desenvolveu hábitos próprios com relação às demais regiões e às manifestações culturais, herdados de geração em geração.

Algumas das manifestações culturais que mais se destacam na região nordeste do Brasil são: a poesia popular, o artesanato, as festas juninas, o Reisado, a capoeira, o frevo, a culinária e as religiões afro-brasileiras.

Poesia popular

Na Região Nordeste, a poesia popular é representada pela literatura de cordel, recitada ou publicada em folhetos.

Esse tipo de poesia relata os costumes e as crenças do povo, no qual os personagens podem ser reais ou fictícios. Os repentistas são os cantadores que divulgam a poesia popular da cultura do nordeste.


Literatura de cordel

Artesanato

O artesanato da região nordeste é bastante diversificado, com a produção de trabalhos decorativos e utilitários, confeccionados em cerâmica, madeira, conchas, rendas, dentre outros materiais. A arte da renda foi trazida pelos portugueses, onde a mulher rendeira é uma personagem típica da cultura do nordeste.


Mulher rendeira do nordeste


Renda de bilro, também chamada renda da terra, é a renda típica do nordeste

  

Como referenciar: "Cultura da Região Nordeste do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 18/05/2024 às 23:53. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturanordeste.php