Aspectos culturais da Região Nordeste (continuação)

Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música.

Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

A roda de capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. Em novembro de 2014, a roda de capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.


Roda de capoeira - misto de dança e luta, criada e desenvolvida no Brasil pelos escravos e seus descendentes

Frevo

O frevo é a dança típica do carnaval pernambucano. Foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Essa dança se caracteriza pelo ritmo acelerado, onde os passistas realizam passos acrobáticos, levando numa das mãos a típica sombrinha colorida do frevo.


Passistas da escola de frevo do Recife

  

Como referenciar: "Capoeira e frevo - Cultura da Região Nordeste" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 19/05/2024 às 07:43. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturanordeste3.php