Aspectos culturais da Região Norte (continuação)

Culinária

A cozinha tradicional do norte do nosso país é rica em mandioca e peixe, herança dos costumes indígenas.

A variedade de frutas existentes na região, por sua vez, se destaca na culinária nacional, bem como na internacional. São exemplos o guaraná, o açaí, o cupuaçu e a graviola.


Açaí


O guaraná é uma planta genuína da Amazônia


Castanha-do-Pará

Alguns pratos típicos da região:  tucupi - caldo de mandioca, maniçoba ou feijoada paraense, tacacá - caldo feito com goma de mandioca.

À base de peixe: caldeirada, gurijuba, pirarucu de casaca e camarão seco, goma de mandioca, jambu, pimenta de cheiro, biju, bolo de mandioca, castanha do Pará, carne de sol.


Pato no Tucupi – prato típico do Amazonas


Biju – prato típico da região Norte


Jambu - erva típica da região norte do Brasil, muito utilizada nas culinárias amazonense, rondoniense, acriana e paraense, podendo ser encontrada em iguarias como o tacacá e pato no tucupi.

Artesanato

O artesanato também recebeu grande influência da cultura indígena. Fazem parte do artesanato da Região Norte objetos feitos a partir de barro, cerâmica, couro, madeira, pedra-sabão e sementes, os quais dão forma a bijuterias, artigos de decoração, entre outros. A cerâmica marajoara, iniciada pelos índios da Ilha de Marajó, foi a primeira arte de cerâmica que surgiu no Brasil. Atualmente é conhecida também no exterior.


Cerâmica Marajoara

  

Como referenciar: "Culinária da Região Norte" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 24/04/2024 às 10:46. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturanorte3.php