Chuva ácida

A chuva ácida é gerada pela produção de gases lançados na atmosfera. Há agentes naturais que fazem isso, como por exemplo os vulcões. A atividade humana, entretanto, é a principal causadora do fenômeno.

Indústrias, usinas termoelétricas e veículos de transporte (que utilizam combustíveis fósseis) produzem subprodutos que se agregam ao oxigênio da atmosfera e que, ao serem dissolvidos na chuva, caem no solo sob a forma de chuva ácida.


Esquema ilustrando a chuva ácida

Devemos lembrar, entretanto, que os poluentes carregados pelos ventos podem viajar milhares de quilômetros, gerando chuvas ácidas em locais muito distantes das fontes poluidoras. A chuva ácida, ao atingir o solo, empobrece a vegetação natural e as plantações. Também afeta a fauna e a flora de rios e lagoas, prejudicando a pesca.


Contaminação da água

Algumas medidas podem diminuir a formação de chuva ácida: economia de energia, utilização de transporte coletivo, criação e uso de fontes de energia menos poluentes, utilização de combustíveis com baixo teor de enxofre, entre outros.

  

Como referenciar: "Chuva ácida" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 18/05/2024 às 09:51. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/problemas5.php