Principais rios do Brasil

A hidrografia do Brasil é muito ampla e apresenta uma serie de bacias hidrográficas diversificadas, das quais possuem destaque a Bacia Amazônica, a do Paraná, a do Tocantins-Araguaia, a do Uruguai e a do São Francisco. Nelas, estão inseridos rios de grande importância, como o Amazonas, o Paraná, o Tocantins e o São Francisco.

A maior parte desses rios são alimentados pelas águas da chuva, caracterizando-os como rios de regime pluvial. Nas regiões de altitude, esses rios agem como transformadores do relevo, pois carregam sedimentos das áreas de planalto e depositam os elementos nas áreas de planície.

Rio Amazonas

Está localizado na região Norte do país. É considerado o segundo rio mais extenso do mundo, com 6.992 km de extensão, e percorre 3.165 km pelo território brasileiro. É um rio de planície, apresentando um desnível suave e progressivo de apenas 82 metros, o que proporciona excelentes condições de navegação.


Rio Amazonas

   

Como referenciar: "Principais rios do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 20/08/2019 às 02:51. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Hidrografia/content3_1.php