Mata das Araucárias

Também conhecida como Mata dos Pinhais, é uma floresta subtropical encontrada na região Sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). É uma formação florestal típica de uma região de clima subtropical.

Araucária é uma árvore freqüente na paisagem do Brasil, caracterizando-se por ser alta, imponente e de formato peculiar. Antigamente, antes que a lavoura de café e cereais cobrisse as terras paranaenses, sua presença era tão comum que os índios chamaram de curitiba toda uma extensa região. Essa palavra, que significa imensidão de pinheiros, conservou-se até hoje, denominando a capital do Estado do Paraná.

Conhecida como "pinheiro-do-paraná", a araucária angustifolia pertence a uma família pequena, nativa somente do hemisfério sul, que abrange apenas dois gêneros: o Aghatis, natural da Austrália e a Araucária, que aparece no Chile, Argentina e sul do Brasil.

O pinheiro-do-paraná é uma árvore útil, pois tudo nela é aproveitável, desde a amêndoa, no interior dos pinhões, até a resina, que destilada fornece alcatrão, óleos diversos, terebintina e breu, para variadas aplicações industriais.As sementes são ricas em amido, proteínas e gorduras, constituindo assim em alimento bastante nutritivo.

Assim como outras formações florestais do Brasil, a Mata dos Pinhais encontra-se em processo de degradação. Sua extensão diminuiu bastante nas últimas décadas, principalmente devido ao corte ilegal de árvores, que são destinadas a produção de madeira (fabricação de móveis, papel e outros objetos) e resinas (fabricação de óleos, tintas, sabão etc).

O cultivo dos pinheirais para fins industriais é uma das características da economia do sul do Brasil. A árvore demora cerca de 16 anos para produzir boa madeira. É um curto período de crescimento, principalmente se for comparado ao dos pinheiros europeus, que levam cerca de 50 anos para atingirem esse desenvolvimento.

   

Como referenciar: "Mata das Araucárias" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 19/07/2019 às 09:12. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Vegetacao/content8.php