Fontes de energia (continuação)

Energia nuclear

É produzida através do urânio, que é um elemento químico que possui muita energia.

Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade.

Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo. Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.


Usina nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro

Energia geotérmica

É obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. As camadas profundas da crosta terrestre onde, em algumas regiões, apresentam temperaturas superiores a 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Este tipo de energia ainda é pouco utilizada.


Usina geotérmica de Nesjavellir, Islândia

Energia gravitacional

A energia gravitacional é gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia garantem que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.


A turbina de energia gravitacional localizada no norte da Irlanda

Observação: aproximadamente 40% de CO2 (dióxido de carbono) produzidos no mundo são resultantes da geração de energia e calor. Isto ocorre pois o carvão mineral ainda é a principal fonte utilizada.

  

Como referenciar: "Energia nuclear, geotérmica e gravitacional" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 19/01/2019 às 15:05. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaHumana/Atividades/energia7.php