Aspectos culturais da Região Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste do Brasil, formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, apresenta uma diversidade cultural ricamente influenciada pelas culturas indígena, boliviana e paraguaia, além da influência dos inúmeros migrantes que essa região recebeu, em razão dos limites que faz com todas as outras regiões do Brasil: nordeste, norte, sudeste e sul, fato que não acontece em nenhuma outra região.

Brasília, capital do nosso país, é a cidade que possui o maior número de habitantes da Região Centro-Oeste e é considerada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade.


Brasília ao anoitecer

Festas

Cavalhada

É a festa mais conhecida da região. É  uma celebração portuguesa tradicional e trata-se de uma encenação de uma batalha medieval realizada ao ar livre, onde um grupo de cavaleiros se veste de azul ( representando os cristãos) e um grupo de cavaleiros se veste de vermelho (representando os mouros). A festa tem a duração de três dias e o desfecho é a vitória dos cristãos sobre os mouros e a conversão destes para o cristianismo.

As Cavalhadas de Pirenópolis são reconhecidas como uma das mais significativas cavalhadas do Brasil. Esta festa virou símbolo e modelo para outras cidades.


Cavalhadas de Pirenópolis, no estado de Goiás

Fogaréu

É outra importante festa típica da Região Centro-Oeste, que também tem forte presença em Goiás e é atração turística. Trata-se de uma procissão em que é encenada a prisão de Jesus e, assim, se realiza na Semana Santa.

Foi introduzida em Goiás pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos, em meados do século XVIII. A vestimenta utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e  por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha.


Procissão do Fogaréu - imagem na encenação da Última Ceia

Além dessas festas, são ainda comemoradas: Folia de Reis, Festa do Divino, Festa de São Benedito, Romarias do Divino Pai Eterno, Congada de Catalão, Nossa Senhora dos Navegantes, entre outras.

  

Como referenciar: "Cultura da Região Centro-Oeste do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2020. Consultado em 30/09/2020 às 00:26. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturacentrooeste.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

Sofrendo com a língua portuguesa