Aspectos culturais da Região Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste do Brasil, formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, apresenta uma diversidade cultural ricamente influenciada pelas culturas indígena, boliviana e paraguaia, além da influência dos inúmeros migrantes que essa região recebeu, em razão dos limites que faz com todas as outras regiões do Brasil: nordeste, norte, sudeste e sul, fato que não acontece em nenhuma outra região.
Brasília, capital do nosso país, é a cidade que possui o maior número de habitantes da Região Centro-Oeste e é considerada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade.
Brasília ao anoitecer
Festas
Cavalhada
É a festa mais conhecida da região. É uma celebração portuguesa tradicional e trata-se de uma encenação de uma batalha medieval realizada ao ar livre, onde um grupo de cavaleiros se veste de azul ( representando os cristãos) e um grupo de cavaleiros se veste de vermelho (representando os mouros). A festa tem a duração de três dias e o desfecho é a vitória dos cristãos sobre os mouros e a conversão destes para o cristianismo.
As Cavalhadas de Pirenópolis são reconhecidas como uma das mais significativas cavalhadas do Brasil. Esta festa virou símbolo e modelo para outras cidades.
Cavalhadas de Pirenópolis, no estado de Goiás
Fogaréu
É outra importante festa típica da Região Centro-Oeste, que também tem forte presença em Goiás e é atração turística. Trata-se de uma procissão em que é encenada a prisão de Jesus e, assim, se realiza na Semana Santa.
Foi introduzida em Goiás pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos, em meados do século XVIII. A vestimenta utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha.
Procissão do Fogaréu - imagem na encenação da Última Ceia
Além dessas festas, são ainda comemoradas: Folia de Reis, Festa do Divino, Festa de São Benedito, Romarias do Divino Pai Eterno, Congada de Catalão, Nossa Senhora dos Navegantes, entre outras.