Aspectos culturais da Região Centro-Oeste (continuação)

Danças e música

Siriri

É uma dança folclórica que faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. É dançada por homens, mulheres e inclusive crianças, ao som da viola de cocho (instrumento típico da região e reconhecido como patrimônio nacional), do ganzá e do mocho. Ao dançar, os dançarinos parecem estar fazendo brincadeiras indígenas.


Siriri – dança típica da Região Centro-Oeste

Cururu

Dança folclórica, dançada exclusivamente por homens, ao som da viola de mocho, do reco-reco e do ganzá, bem como do desafio dos repentistas - herança dos migrantes paulistas. Também de caráter religioso, está presente especialmente nas festas do Divino Espírito Santo.


Cururu – dança e trova – faz parte do folclore da Região Centro-Oeste

Música

A música sertaneja é a principal marca de expressão musical da Região Centro-Oeste. Além dela, o rasqueado e a guarânia também estão presentes na região.


Zezé Di Camargo & Luciano é uma dupla sertaneja brasileira formada pelos irmãos Mirosmar José de Camargo e Welson David de Camargo, naturais de Capela do Rio do Peixe, distrito de Pirenópolis, no estado de Goiás.

  

Como referenciar: "Danças e música - Região Centro-Oeste do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 08/09/2024 às 23:34. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturacentrooeste2.php