Aspectos culturais da Região Centro-Oeste (continuação)

Culinária

A Região Centro-Oeste possui uma gastronomia variada. A culinária mato-grossense tem pratos exóticos.

A maioria dos pratos típicos é à base de peixe (de água doce). É comum consumir como acompanhamento arroz, pirão e farofa de banana. Um dos pratos típicos que faz sucesso é o caldo de piranha.


Caldo de piranha

A culinária mato-grossense-do-sul tem pratos característicos da região, mas com influência das culinárias da Argentina, da Bolívia e do Paraguai, como Sopa Paraguaia, Forrundu (doce de mamão com rapadura), Pacu , Caribéu (abóbora com carne-seca), Tereré (tipo de chá semelhante ao chimarrão), Puchero (espécie de cozido proveniente da Argentina) e Locro (ensopado a base de abóbora, feijão e milho).


Locro (ensopado à base de abóbora, feijão e milho)

Goiás apresenta a culinária variada, caseira e possui traços da cozinha mineira. Um dos pratos mais populares é a galinhada, uma mistura de arroz, pequi (ou guariroba) e galinha.


Galinhada Goiana. Pedaços nobres de frango, pequi e guariroba.

Em Brasília, não existe nenhum prato realmente típico, pois a capital é uma cidade de misturas. A população é formada por pessoas de todas as regiões. Brasília possui uma cultura variada, assim como a culinária, com traços de todos os cantos do Brasil. É possível encontrar restaurantes de todos os tipos, além de muitos pratos da culinária internacional.


Restaurante Tókio, culinária japonesa em Brasília

  

Como referenciar: "Culinária da Região Centro-Oeste do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 29/03/2024 às 03:47. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturacentrooeste3.php