Aspectos culturais da Região Sudeste

Na Região Sudeste do Brasil, que é formada pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, existe uma diversidade cultural fortemente influenciada pelas culturas indígena, africana, europeia e asiática.

Festas, danças, gastronomia, entre outros aspectos, representam as manifestações culturais da população da Região Sudeste.

Festas

Carnaval

Festa mais popular do Brasil, é comemorado em todos os estados da Região Sudeste, onde há desfiles das escolas de samba. O desfile em São Paulo ganhou maiores proporções nos últimos anos, ocorrendo no Sambódromo do Anhembi. Bailes em clubes e blocos de rua também tem destaque nas festas dessa região.

O carnaval de São Paulo se tornou um dos mais importantes do mundo, não apenas pela ideia de festejar um feriado, mas sim pelo sentido de manter vivas as tradições de um povo e renovar as forças turísticas e históricas da cidade.


O carnaval de São Paulo no sambódromo do Anhembi

O Carnaval do Rio de Janeiro é considerado o maior carnaval do mundo. É  uma manifestação cultural e festa popular mundialmente famosa, com desfiles de escola de samba, bailes de carnaval e os blocos e bandas de rua.


O carnaval do Rio de Janeiro no sambódromo "Marquês de Sapucaí"

Festas juninas

As festas dos santos populares (Santo Antônio, São João e São Pedro), também conhecidas como festas caipiras, são festas populares brasileiras, mas especialmente comemoradas nas regiões Nordeste e Sudeste. Essas são comemoradas com a dança da quadrilha, com comidas e bebidas tradicionais da época (canjica, pipoca, bolo de fubá, arroz doce, vinho quente e quentão).


Festa junina em Minas Gerais

São ainda comemoradas: Festa do Bumba meu boi, Festa do Caiapó, Festa da Cavalhadas, Festa da Congada, Festa do Divino, Festa de Iemanjá, Festa do Peão de Boiadeiro, Folia de Reis ou Reisado, Festa de Réveillon e Festa Ticumbi.

Festa de Iemanjá

O culto à Iemanjá é realizado na noite de 31 de dezembro para 1° de janeiro. Nesse dia, os devotos vão prestar sua homenagem. Quando a noite vem chegando, milhares de fiéis dirigem-se para a praia, e todos festejam a Rainha do Mar, protetora das viagens marítimas e mãe de todos os orixás. As pessoas levam presentes, flores, comidas e bebidas.


Festa de Iemanjá no Rio de Janeiro

Festa de ano novo ou réveillon

É o momento em que um novo ano civil começa e quando um novo calendário anual é iniciado. Em muitas culturas ao redor do mundo, o evento é comemorado, geralmente com festas, principalmente na véspera da data.


Queima de fogos no réveillon do Rio de Janeiro (praia de Copacabana)

  

Como referenciar: "Cultura da Região Sudeste do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 19/04/2024 às 20:51. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturasudeste.php