Aspectos culturais da Região Sudeste (continuação)

Religião

Por influência principalmente portuguesa, a maior parte da população da Região Sudeste é católica. A religião está presente nas marcas culturais da Região Sudeste.

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, por exemplo, é a segunda maior basílica do mundo; a maior é a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil e, assim, no dia dedicado a ela, 12 de outubro, milhares de devotos se dirigem ao templo católico.


Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo

No estado do Rio de Janeiro, destaca-se o Cristo Redentor, estátua que retrata Jesus Cristo, localizada no bairro de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro. A estátua foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em 2007, foi considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. O Cristo Redentor é cartaz turístico do Brasil no mundo.


Cristo Redentor - Rio de Janeiro

Em Minas Gerais o destaque é a Igreja de São Francisco de Assis, considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. O famoso escultor conhecido como Aleijadinho trabalhou quase três décadas na sua arquitetura.


Igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto- MG

O Convento da Penha, no Espírito Santo é um dos santuários mais antigos do Brasil e é considerado patrimônio histórico e cultural. É a maior atração turística do estado.


Convento da Penha, em Vitória, no Espírito Santo

  

Como referenciar: "Religião - Região Sudeste do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 24/04/2024 às 05:30. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturasudeste5.php