Aspectos culturais da Região Sul

A Região Sul do Brasil é composta pelos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Apresenta grande pluralidade cultural, fortemente influenciada pela cultura dos imigrantes europeus.

A Região Sul apresenta elementos culturais dos índios (primeiros ocupantes do território), espanhóis e portugueses (colonizadores), e negros (escravos). Posteriormente, os imigrantes alemães, italianos, açorianos, eslavos, japoneses, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do sul do Brasil.

Festas e eventos

A Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul é um evento festivo da cultura gaúcha, que se comemora de 14 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha.

O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, mais longa revolução do Brasil. Nesta semana festiva ocorrem eventos em parques, onde os gaúchos celebram com shows se caracterizando com seus trajes típicos, as mulheres de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros.


Desfile da Semana Farroupilha


Gaúchos vestem roupas típicas e se reúnem para celebrar a Semana Farroupilha

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada no estado do Rio Grande do Sul, no dia 2 de fevereiro, é uma tradição trazida pelos portugueses. A festa consiste em uma procissão por terra e água, onde a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é levada para o Santuário.


Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Algumas cidades do Rio Grande do Sul celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).


Desfile - Festa da Uva - Caxias do Sul – RS

Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são sociedades civis e sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha, tal como foi codificada e registrada por folcloristas reconhecidos pelo movimento. Tem como objetivo à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos através da dança, do churrasco e de esportes. Existem muitos Centros de Tradições Gaúchas no Brasil, mas principalmente no estado do Rio Grande do Sul.


CTG 35 em Porto Alegre/RS, o primeiro CTG do Rio Grande do Sul

Em Santa Catarina, assim como em algumas cidades do Rio Grande do Sul, a festa de destaque é Oktoberfest. Festa de tradições germânicas, originalmente celebradas em Munique, que acontece no mês de outubro. Em SC destaca-se a festa da cidade  de Blumenau, e no RS nas cidades de Santa Cruz do Sul e Santa Rosa. A Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, é considerada a maior festa alemã das Américas, apresenta um festival de cerveja, com shows, desfiles, danças típicas e gastronomia variada.


Desfile Oktoberfest Blumenau/SC

A Marejada é uma festa ocorrida na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. A festa é marcada pela apresentação de produtos do mar através da culinária, das exposições e do folclore português. O nome é relacionado ao apelido que os pescadores deram ao sobe e desce das marés.


Apresentação de grupo de dança durante a festa da Marejada

O Festival de Cinema de Gramado ocorre na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Esse festival foi criado a partir da ocorrência de uma Mostra de Cinema. A primeira edição ocorreu em 1973 e participa no incentivo ao cinema brasileiro. Os atores e produções premiados no evento recebem o Kikito de ouro, uma estatueta que significa o deus do bom humor.


Festival de Cinema de Gramado

As festas populares do Paraná têm como característica principal uma forte relação com os diversos povos colonizadores do Estado. Entre as principais festas estão: as Cavalhadas, de Guarapuava; a Congada, no município da Lapa; a Folia de Reis, em diversas cidades do norte e noroeste paranaense; e o Fandango de origem espanhola (também com influências portuguesas), de Paranaguá.


Grupo de dança de fandango de Paranaguá

Dentre as festas de cunho religioso, o Paraná apresenta a Festa do Divino e de Nossa Senhora do Rocio, em homenagem à padroeira do Paraná.


Festa da Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná

  

Como referenciar: "Cultura da Região Sul do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2021. Consultado em 03/12/2021 às 10:44. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturasul.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

Sofrendo com a língua portuguesa