Formação da cultura brasileira

Cultura indígena

Foram inúmeras as contribuições do povo indígena para a formação cultural e social do Brasil. Do ponto de vista étnico, contribuíram para o surgimento de um indivíduo tipicamente brasileiro: o caboclo (mestiço de branco e índio).

Na formação cultural, os índios contribuíram com o vocabulário, que possui inúmeros termos de origem indígena, como pindorama, anhanguera, ibirapitanga, Itamaracá, entre outros.

Com o folclore, permaneceram as lendas como o Curupira, o Saci-Pererê, o Boitatá, a Iara, entre outras.


Heranças indígenas


Personagens do folclore brasileiro - herança indígena

A influência indígena na culinária brasileira se fez mais presente em certas regiões do país, onde alguns grupos indígenas conseguiram se enraizar, como na região norte, onde os pratos típicos estão presentes, como o tucupi, o tacacá e a maniçoba.

Raízes como a mandioca são usadas para preparar a farinha, a tapioca e o beiju. Também pode ser citados utensílios de caça e pesca, como a arapuca e o puçá. Por fim, diversos outros utensílios foram deixados como herança, entre eles a cabaça, a gamela, as redes, canoas, jangadas e armadilhas de caça e pesca.


Limpeza de raízes de mandioca, usadas para preparar a farinha, a tapioca e o beiju


Rede – herança indígena

  

Como referenciar: "Cultura indígena no Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 26/04/2024 às 06:43. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/diversidadebrasil2.php