Formação da cultura brasileira (continuação)

Cultura portuguesa

Portugal foi o país europeu que exerceu maior influência na formação da cultura brasileira.

Os portugueses realizaram um transplante cultural para a colônia, destacando-se a língua portuguesa, falada em todo o país, e a religião católica, crença de grande parte da população, com extenso calendário religioso, com suas festas e procissões. As instituições administrativas, o tipo de construções dos povoados, vilas e cidades e a agricultura fazem parte da herança portuguesa deixada ao povo brasileiro.

No folclore brasileiro, é evidente o grande número de festas e danças portuguesas que foram incorporadas ao país, entre elas a cavalhada, o fandango, as festas juninas (uma das principais festas da cultura do nordeste) e a farra do boi. As lendas do folclore (a cuca e o bicho papão), as cantigas de roda (peixe vivo, o cravo e a rosa, roda pião etc.) permanecem vivas na cultura brasileira.


As quadrilhas são herança da corte francesa e foram introduzidas no Brasil no século XVII, pelos portugueses. Elas celebram as festas de São João, Santo Antônio e São Pedro no mês de junho.


Cavalhadas de Pirenópolis (Pirenópolis, Goiás) de origem portuguesa - mascarados durante a execução do hino do Divino.

  

Como referenciar: "Cultura portuguesa no Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 04/05/2024 às 09:31. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/diversidadebrasil3.php