Hidrografia da Região Centro-Oeste do Brasil

A Região Centro-Oeste é banhada por vários rios que fazem parte da Bacia Amazônica, da Bacia do Paraná e da Bacia do Rio Paraguai.

Os rios Jurema, Arinos e o Xingu banham o norte do Estado de Mato Grosso, vindos da Bacia Amazônica.


Principais rios que banham a Região Centro-Oeste

Os rios que formam a bacia hidrográfica do Paraná são os rios Paraná e o Parnaíba. São rios de planalto que se apresentam com grandes quedas d'água. Para tornar o rio navegável, foram construídas eclusas junto às barragens das hidrelétricas de Barra Bonita, Jupiá, Três Irmãos e outras.


Funcionamento de uma eclusa


Enchimento da eclusa de Barra Bonita (SP)


Visão aérea da eclusa de Barra Bonita (SP) represando as águas da bacia do rio Paraná

As regiões de planície do Pantanal são drenadas pelo rio Paraguai, que tem a maior bacia hidrográfica da Região Centro-Oeste. O rio Paraguai, junto com os afluentes, o Miranda, Taquari, Cuiabá e Aquidauana, que ocupam a região do pantanal, nos períodos chuvosos transbordam e ocupam vários quilômetros de suas margens.


Bacia hidrográfica do Paraná com a localização do rio Paraguai. O rio Paraguai é um rio da América do Sul que banha quatro países. Nasce na Chapada dos Parecis, no estado brasileiro de Mato Grosso e banha também o estado de Mato Grosso do Sul, sendo afluente do rio Paraná. O rio faz parte da fronteira Brasil-Paraguai e da fronteira Argentina-Paraguai.

  

Como referenciar: "Hidrografia da Região Centro-Oeste do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 30/04/2024 às 22:17. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/regiaocentrooeste_hidrografia.php