Região Centro-Oeste do Brasil (continuação)

Clima

O clima na Região Centro-Oeste é o tropical semiúmido, com a presença de duas estações bem definidas: um verão úmido, com chuvas entre os meses de março a outubro, e um clima seco durante o inverno, entre os meses de abril a setembro, as temperaturas variam em torno de 25° e 19° graus.

Em Brasília e cidades vizinhas, o clima seco faz a umidade do ar cair para 12% nos meses de agosto. Nas regiões mais elevadas do Planalto Central predomina o clima tropical de altitude, onde nos meses mais frios pode ocorrer a precipitação de geada.

Vegetação

A vegetação é de cerrado, nos planaltos, e complexa, no Pantanal. A vegetação de cerrado é composta de árvores tortuosas, entre as quais nascem gramíneas apropriadas para o pasto do gado.


Vegetação de cerrado

O cerrado possui espécies típicas como o ipê, o pau serra, a lixeira e o pequi, cujo fruto é muito consumido na região.


Pequi - Árvore característica da Região Centro-Oeste

A constante exploração das formações vegetais, principalmente para fabricação de carvão vegetal, usado nas indústrias da região e parte do sudeste, devastou grande parte do cerrado. A Região Centro-Oeste ainda mantém preservada grande área de floresta amazônica, no norte de Mato Grosso.

O Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, criado em 1981, tem 95% de seus 1.350 km² em áreas alagáveis. Localizado no chamado Complexo do Pantanal, o parque abriga paisagens de campos e florestas.


Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense

Outros parques da região: Chapada dos Guimarães em Mato Grosso, Chapada dos Veadeiros e Emas em Goiás, e Serra da Bodoquena em Mato Grosso do Sul.


Serra da Bodoquena (Mato Grosso do Sul)

  

Como referenciar: "Clima e vegetação da Região Centro-Oeste do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 27/04/2024 às 07:34. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/regiaocentrooeste_clima.php