Você está em O Brasil > Região Sul

Região Sul do Brasil

A Região Sul do Brasil possui uma área de 576.774.310 km², o que corresponde a 6,76% do território nacional. É a menor das regiões brasileiras.

É a única das regiões que está fora da zona intertropical. A Região Sul faz fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai.


Mapa do Rio Grande do Sul e fronteira com outros países

O povoamento da Região Sul foi marcado pela presença de imigrantes europeus, entre eles italianos, alemães, poloneses e ucranianos, que deixaram marcas de suas culturas, notadamente na arquitetura, na culinária e nas danças da região.


Imigrantes italianos na região de Caxias do Sul (serra gaúcha) em 1911

Estados

Os três estados da Região Sul e suas capitais são:


Mapa da Região Sul do Brasil

A indústria do vinho possui uma importante fonte de renda para a região da serra gaúcha.


Vinhedos na serra gaúcha

Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, com baixas temperaturas, são grandes centros turísticos.


Gramado (RS) e o frio intenso da serra gaúcha

A Região Sul concentra uma área industrial importante, que se estende de Curitiba até Blumenau em Santa Catarina, e outra área que se prolonga de Porto Alegre para o norte, tendo como centro a cidade de Caxias do Sul.


Indústrias na Região Sul (Paraná)


Indústria têxtil na Região Sul

O estado de Santa Catarina é o maior produtor nacional de ostras e mexilhões cultivados em grandes parques aquícolas (espaço físico contínuo em meio aquático, delimitado).


Parque aquícola em Santa Catarina

As Cataratas do Iguaçu, formadas pelo rio do mesmo nome, com 275 quedas d'água, localizada no Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.


Cataratas do Iguaçu, fronteira Brasil - Argentina


Panorama aéreo das cataratas do Iguaçu, fronteira Brasil - Argentina

A Ferrovia Curitiba - Paranaguá, localizada na Serra do Mar, construída em 1808 numa área de mata atlântica, é um dos mais importantes percursos turísticos da região.


Ferrovia Curitiba – Paranaguá


Ferrovia Curitiba - Paranaguá começou a ser construída em 1880. A passagem por esse trecho provoca a sensação de estar voando, pois o abismo é bem alto (Curitiba 900 metros ao nível do mar).

  

Como referenciar: "Região Sul do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 19/01/2019 às 14:26. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/regiaosul.php