Você está em O Brasil > Região Sul

Economia da Região Sul do Brasil

Pecuária

Na Região Sul, a pecuária é desenvolvida de forma extensiva e intensiva, com técnicas modernas, ocupando um importante papel para a economia da região.

A criação de gado bovino de corte tem como objetivo abastecer o mercado interno e à exportação. É desenvolvida em grande escala a produção de gado leiteiro, um dos melhores rebanhos do Brasil, beneficiando as indústrias de laticínios.


Criação de gado na Região Sul

A região é uma das maiores produtoras e exportadoras de suínos e também frangos, com destaque para a cidade de Chapecó, em Santa Catarina, município considerado a capital da agroindústria, onde estão localizadas grandes unidades industriais processadoras e exportadoras de carne de suínos e aves.


Região sul representa aproximadamente 70% da produção de carne suína do Brasil

Agricultura

A Região Sul desenvolvia a agricultura colonial, destinada ao mercado interno. Depois dos anos 70, visando à exportação, grandes mudanças foram acontecendo: estradas asfaltadas, portos e equipamentos modernizados, expansão da eletrificação rural e os equipamentos de transportes ampliados.

A expansão da lavoura comercial de soja não impediu que a Região Sul continuasse a desenvolver outras agriculturas de grande importância: a erva mate, o trigo, o milho, o café, o arroz, o feijão, alho, cebola, tomate, etc.


Plantação de erva-mate no RS

No Rio Grande do Sul, os imigrantes italianos dedicaram-se principalmente à plantação e industrialização da uva. Hoje, muitas destas regiões se transformaram em cidades importantes como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi.


Entrada da cidade de Bento Gonçalves/RS

Em Santa Catarina, os italianos se dedicavam a várias culturas, formando cidades importantes, como Nova Trento e Nova Veneza.


Pórtico de entrada  da cidade de Nova Veneza/SC

No Paraná, destaca-se a capital, Curitiba, como "Cidade Modelo" do Brasil.


Jardim Botânico – Curitiba/PR

Extrativismo

O extrativismo na Região Sul explora a madeira de pinho, no Paraná, e o carvão mineral, no sul de Santa Catarina.


Extração do carvão mineral em Santa Catarina

Industrialização

Grandes indústrias estão instaladas na Região Sul do Brasil, entre elas a Vivo e a Renault no Paraná; a Bunge Alimentos, a Sadia, a Brasil Foodes, a Weg e a Hering, em Santa Catarina e a Refap e a Renner no Rio Grande do Sul.


Refinaria Alberto Pasqualini - Canoas/RS

No Rio Grande do Sul, o parque industrial se estende entre os municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, que é uma das principais áreas de produção de couro e calçados do país.


O RS é o maior exportador de calçados do Brasil

No parque industrial de Caxias do Sul, estão instaladas indústrias químicas e de material transporte, tratores e carrocerias para ônibus.


Fábrica de tratores em Dois Irmãos/RS


Fábrica de carrocerias para ônibus fabricadas no RS

A produção de vinhos da região começou com a chegada dos imigrantes italianos, que se estabeleceram na Serra Gaúcha. Grandes vinícolas estão instaladas na região, que é responsável por 85% da produção nacional, com destaque para a Serra Gaúcha.


Rota das vinícolas na Serra Gaúcha

A grande expansão da lavoura, a sua mecanização, na produção de arroz, milho, soja, trigo, tomate, cebola feijão fumo, alho, erva mate, entre outras, fez surgir grandes empresas produtoras de equipamentos e insumos para uso na agricultura.

  

Como referenciar: "Economia da Região Sul do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 18/05/2024 às 06:03. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/regiaosul_economia.php