Você está em Material de apoio > Clima

Chuva

A chuva é o resultado do contato de uma nuvem saturada de vapor de água com uma camada de ar frio. É a mais comum das precipitações e a mais benéfica para a humanidade e para os demais seres vivos. Podemos classificar a chuva da seguinte forma.

Chuvas de convecção

São frequentes em zonas equatoriais, onde as massas ascendentes se originam de forte aquecimento do ar.

À medida que as mesmas se elevam, entram em contato com zonas de baixa temperatura, determinam forte condensação e intensa precipitação. Também são chamadas de chuvas de verão. Geralmente intensa, rápida, acompanhada de trovões e às vezes de granizo.

Chuvas frontais

Ocorrem em áreas de baixas pressões e estão sempre ligadas ao encontro de massas de ar com características diferentes (quando sobe a massa de temperatura mais alta, há formação de sistemas frontais). É menos intensa e mais duradoura.

Chuvas de relevo

Ocorrem quando a presença de um obstáculo força a ascensão de massas de ar, obrigando-as a atingir camadas mais frias. Também são chamadas de orográficas.

Essas chuvas acontecem normalmente em áreas montanhosas, normalmente nas encostas voltadas para o mar. Ocorrem quando os ventos úmidos se elevam e se resfriam pelo encontro de tal área montanhosa.


Esquema dos tipos de chuva

  

Como referenciar: "Chuva" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 20/08/2019 às 02:25. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/chuva.php