Você está em Material de apoio > Clima

Nuvens

A umidade, que é o vapor de água presente na atmosfera, gera diversos fenômenos, os quais somos capazes de ver e reconhecer: as nuvens e as precipitações.

As nuvens se formam através da água que evapora e, assim, esse vapor de água encontra regiões mais frias na atmosfera e se condensa.

Há diversos tipos de nuvens. Através delas podemos identificar as condições atmosféricas de determinada região. Entre os tipos mais comuns estão: cirros, cúmulos, estratos e nimbos.

Cirros/cirrus

Apresentam um aspecto fibroso, com brilho sedoso, e formado por cristais de gelo que se assemelham a estar convergindo para o horizonte.


Nuvens Cirrus

Cúmulos

São semelhantes a focos de algodão. É formada por grandes gotas de água e granizo. Pode provocar temporais, estando associada a tempestades fortes com raios e trovões, além de chuvas de granizo.


Nuvens Cúmulus

Estratos

Provocam chuviscos e têm a forma de camadas horizontais.


Nuvens estratos

Nimbos

Provocam chuvas e possuem cor escura.


Forma típica de uma nuvem nimbo, com a forma de bigorna em seu topo

  

Como referenciar: "Nuvens" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 25/03/2019 às 13:11. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/nuvens.php