Placas tectônicas

As placas tectônicas são os imensos blocos que formam a camada sólida externa do nosso planeta, sustentando os continentes e os oceanos.

Essas placas são impulsionadas pelo movimento do magma incandescente no interior da Terra.


Ilustração dos blocos que formam a camada sólida externa do nosso planeta

Zonas de subducção ou limites convergentes

A litosfera (camada da Terra que compõe a sua superfície sólida) é constituída por placas semirrígidas que derivam umas em relação às outras sobre a astenosfera subjacente (uma camada parcialmente fundida no manto).

Esse processo é conhecido como Tectônica de Placas. Quando duas placas se separam, formam os rifts (fendas) na crosta.


Litosfera


Rift/Rifte

No meio dos oceanos, esse movimento resulta na expansão dos fundos oceânicos e na formação de cadeias oceânicas nos continentes.


Ilha de Trindade - Ilha Vulcânica localizada na Cadeia Vitória - Trindade fica a 1.167 quilômetros de Vitória (ES) e a 2.400 quilômetros da África

Quando as placas se movem uma em direção à outra, pode ocorrer a subducção. As zonas de subducção são aquelas onde as placas tectônicas convergem e colidem. Uma delas sempre mergulha por debaixo da outra e retorna à astenosfera.


Subducção de placa oceânica

Movimento das placas

Existem placas que transportam continentes e outras que estão submersas compondo parte dos assoalhos dos oceanos. Essas placas deslocam-se, deslizando sobre o manto pastoso. A direção do deslocamento é condicionada pelas correntes de convenção do magma.

As placas tem uma particularidade quanto ao seu tamanho: quanto mais alto for o bloco continental, maior será a sua raiz subterrânea. O nome que se dá a essa propriedade é equilíbrio isostático.

Esse movimento das placas tectônicas transforma lentamente o contorno do relevo terrestre, elevando cordilheiras e abrindo abismos marinhos. Outra consequência desse fenômeno (causado pelo encontro das placas) são os terremotos e tsunamis (ondas gigantescas).


Tsunami gerado por terremoto atingindo a cidade japonesa Naoto Kan, em 2011

   

Como referenciar: "Placas tectônicas" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 19/01/2019 às 14:27. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Relevo/placastectonicas.php