Geomorfologia

O que é e para que serve a Geomorfologia?

A Geomorfologia corresponde a uma ciência que tem como objeto de estudo as irregularidades da superfície terrestre, ou simplesmente as diferentes formas do relevo.

Serve para mostrar a importância do estudo do relevo para os diferentes campos do conhecimento (planejamento urbano e regional, análise ambiental...), evidenciando a estreita relação com a Geografia e no contexto geográfico, considerando sua contribuição no processo de ordenamento territorial.

Geomorfologia do planeta Terra

Foram encontrados no Brasil e na África fósseis de plantas e de animais muito semelhantes. As reservas de carvão dos EUA, Sibéria e China têm propriedades muito parecidas. Isto não  é coincidência. Foi explicada pela primeira vez  por Wegener e sua teoria da Deriva Continental.

No final do período Carbonífero, existia uma única e imensa massa continental denominada Pangea (Pangeia). Na Pangea, a América do Norte estava ligada à Eurásia, e a América do Sul ligada a Ásia. A Austrália e a Antártida estavam unidas ao mesmo conjunto, e a Índia, por sua vez, estava perfeitamente encaixada entre a África e a Austrália.


Configuração da Pangea

A divisão iniciou mais ou menos no período Jurássico, formando dois super continentes: a Laurásia e a Gondwana. No início do período Terciário, a América do Sul separou-se da África e, a seguir, a América do Norte, da Laurásia. A Índia se mantinha em seu deslocamento em direção à Ásia. A Austrália e a Antártida mantinham-se ligadas.

A configuração moderna dos continentes se deu há 65 milhões de anos atrás, com a junção das Américas, a separação da Austrália e Antártida e a Índia se chocando com a Ásia. Os continentes ficaram separados pelos oceanos.

A Teoria da Deriva Continental deu lugar então à Teoria da Tectônica das Placas, que além de consolidar as ideias de Wegener, permitiu através dela explicar como esse processo ocorreu. Com o mapeamento das dorsais marinhas, onde coincide com as áreas de vulcanismo e de terrenos, criou-se a teoria de que a crosta terrestre está dividida em placas, que interagem umas com as outras, gerando os mais variados fenômenos.


Mapa com as principais placas tectônicas

   

Como referenciar: "Geomorfologia" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 19/07/2019 às 10:11. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Relevo/geomorfologia.php