Você está em Geografia humana > População

Teorias demográficas

Teoria Malthusiana ou Malthusianismo

Thomas Malthus afirmava (1798) que o aumento da produção de alimentos seria menor do que o crescimento do número de habitantes no mundo. Sendo assim, logo não haveria mais alimentos para as pessoas. A humanidade estaria desse modo, condenada a passar por problemas como subnutrição, fome, doenças, epidemias, entre outros fatores. Para ele, os pobres são responsáveis pela miséria.

Malthus defendia o "controle moral" para resolver esse problema. Defendia que as pessoas deveriam diminuir o número de nascimentos e controlar o crescimento total de habitantes. Além disso, ele defendia a ideia de que a população pobre era a grande responsável pelo excesso de gente no mundo, sendo necessário que cada pessoa tivesse somente o número de filhos que pudesse criar.


Thomas Malthus, economista inglês do século XIX

Neomalthusianismo

Surgiu no pós-guerra. Os teóricos defendem que, quanto maior o número de habitantes de um país, menor a renda per capita e a disponibilidade de capital a ser distribuída. O crescimento populacional é responsável pela miséria.

Teoria reformista

Baseada em teóricos que são totalmente contrários às ideias defendidas por Thomas Malthus e pelos Neomalthusianos, eles são os reformistas ou marxistas. Esses teóricos construíram suas ideias a partir do que dizia o economista e sociólogo alemão Karl Marx.

As taxas elevadas de natalidade são consequências do subdesenvolvimento e não a causa dele. Esses problemas, na verdade, seriam causados pela má distribuição de renda e do acesso aos bens de consumo. Em outras palavras, para os reformistas, a questão é a desigualdade econômica, e não a falta de recursos.

Para promover o fim da fome e da miséria ou para evitar que elas ocorram, de acordo com essa teoria, basta que se distribua de uma forma mais democrática a renda, através de reformas sociais que melhorem as condições de vida das populações mais pobres. Deste modo, se essas pessoas apresentarem melhores condições de vida, melhor educação, saúde e outras coisas, terão melhores condições para abandonarem a miséria.


Karl Marx, pensador alemão que afirmava que o problema está na desigualdade social

  

Como referenciar: "Teorias demográficas" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 05/12/2019 às 22:51. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaHumana/Populacao/populacao2.php