Relevo da Região Centro-Oeste do Brasil

O relevo desta região se caracteriza pela predominância do extenso Planalto Central, chegando a atingir altitudes superiores a 1000 metros.

Compreende todo o estado de Goiás e o Distrito Federal, recebendo o nome local de Planalto Goiano, seguindo para o oeste até a planície do Araguaia e ao sul até o Planalto Sedimentar da Bacia do Rio Paraná.

É formado por terrenos antigos e fortemente aplainados pela erosão, que deu origem a grandes chapadas, como a dos Parecis, dos Guimarães e dos Veadeiros.


Chapada dos Veadeiros (GO)

A parte oeste do Mato Grosso do Sul e sudeste do Mato Grosso é ocupada pela depressão do pantanal Mato-Grossense, cortada pelo rio Paraguai, cujas cheias inundam a depressão. O Planalto Meridional se estende nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, apresentando um solo fértil formado pela terra roxa.


Relevo do Centro-Oeste brasileiro

  

Como referenciar: "Relevo da Região Centro-Oeste do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 29/03/2024 às 11:09. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/regiaocentrooeste_relevo.php