Mercúrio

Mercúrio é o planeta que está mais próximo do Sol e o que orbita com maior velocidade (o ano mercuriano tem apenas 88 dias). É o segundo planeta mais quente, depois de Vênus.

Devido a sua proximidade à Terra e que permite a sua observação a olho nu, é um dos 6 planetas conhecidos da antiguidade.

Apesar de não emitir luz própria aparente, reflete a luz do Sol e é um dos planetas mais brilhantes do céu. Entretanto, é um planeta complexo de observar.

Visto da Terra, nunca se afasta muito do Sol e está a maior parte do tempo ofuscado por este. Sem o auxílio de um telescópio, só o conseguimos ver durante o pôr ou o nascer do Sol. Por exemplo, pode ser visto pouco antes do nascer do Sol como uma estrela da manhã que o precede.


A superfície de Mercúrio é semelhante à superfície da Lua

Além disso, o fato de Mercúrio ter uma órbita mais próxima do Sol do que a da Terra permite-nos observar um fenômeno astronômico interessante, chamado Trânsito Solar, que  ocorre quando Mercúrio visto da Terra passa à frente do Sol.

   

Como referenciar: "Mercúrio (planeta)" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 20/08/2019 às 20:27. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/SistemaSolar/mercurio.php