Vênus

Vênus é o segundo planeta mais próximo do Sol e o planeta mais próximo da Terra. As perguntas intrigantes que este planeta "gêmeo" da Terra nos coloca começam com o seu movimento de rotação própria.

Uma rotação completa sobre si mesmo demora 243.01 dias, o que é um período relativamente longo.

Além disso, enquanto que a maior parte dos planetas rodam sobre si próprios no mesmo sentido, Vênus é uma das exceções. Tal como Urano e Plutão, a sua rotação é retrógrada, o que significa que em Vênus o Sol nasce a oeste e põe-se a leste.

Durante muito tempo não se tinha a certeza do porquê que existiam estas exceções, uma vez que a maior parte dos planetas no sistema solar, mesmo os satélites dos vários planetas, rodam no mesmo sentido, 'herdado' do movimento de rotação da nuvem primordial, no entanto, estudos dinâmicos recentes da obliquidade dos planetas podem explicar a rotação atípica de Vênus.

Vênus pode ser visto com clareza a olho nu quatro horas antes de o Sol nascer ou quatro horas depois do Sol se por, pois seu afastamento angular do Sol visto da Terra é de no máximo 48 graus.

E, quando o afastamento está próximo do valor máximo, Vênus pode ser visto a olho nu a qualquer hora de um dia de céu limpo, sendo necessário apenas conhecer sua localização na hora da observação e desde que não esteja visualmente muito próximo do Sol. Por esta razão, desde a antiguidade Vênus é também conhecido como a estrela matutina ou estrela vespertina.

No ponto do seu maior brilho, Vênus é 16 vezes mais brilhante do que a estrela mais brilhante no céu, Sirius. Vênus é um planeta muito parecido com a Terra, em tamanho, densidade e força gravitacional, tendo-se chegado a especular sobre a possibilidade de condições favoráveis à vida.

Hoje sabemos que, apesar de ter tido origens muito semelhantes à Terra, a sua maior proximidade ao Sol levou a que o planeta desenvolvesse um clima extremamente agressivo à vida. De fato, Vênus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média na superfície é de 460ºC em razão ao forte efeito estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

   

Como referenciar: "Vênus (planeta)" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 20/08/2019 às 02:07. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/SistemaSolar/venus.php