Netuno

Netuno representa um marco na história do nosso conhecimento do Universo e em particular do sistema solar, pois antes de ter sido observado no céu, a sua existência foi prevista no papel usando as leis de Newton.

Tendo uma órbita, os astrônomos apontaram os telescópios para a zona do céu onde esse planeta deveria estar, e encontraram-no.

O 8º planeta do sistema solar, "deduzido" das leis de Newton e descoberto depois em 1846, foi batizado como Netuno.

A uma distância média de 30 U.A., Netuno demora 165 anos terrestres a completar uma órbita. O movimento de rotação própria tem um período de 16 horas, e o eixo de rotação tem uma inclinação de apenas 29.56º com o plano da órbita, ao contrário do que vimos em Urano.

Apesar de visivelmente semelhante a Urano, Netuno apresenta diferenças consideráveis. Ambos têm aproximadamente  o mesmo diâmetro e a mesma composição química (80% de hidrogênio, 19% de hélio e 2% de metano), porém,  Netuno tem 18% mais massa. E já sabemos como a massa de um planeta é determinante na sua evolução.

Netuno possui 13 luas conhecidas, das quais 6 foram descobertas pela Voyager 2. Pouco se conhece sobre estas luas, além de serem pequenas e provavelmente constituídas por gelo.

Curiosidades

Para determinar a sua idade, que significa dizer, “quantas vezes esse Planeta deu a volta ao Sol”, acesse:
http://www.exploratorium.edu/ronh/age/index.html  (site em inglês)

Para calcular o seu peso nos vários Planetas, Luas e Estrelas, acesse:
http://www.exploratorium.edu/ronh/weight/index.html  (site em inglês)

Se quiser construir um Sistema Solar, acesse: 
http://www.exploratorium.edu/ronh/solar_system/index.html (site em inglês)

Imagens do Sistema Solar, animações e eclipses, acesse:
http://astro.if.ufrgs.br/solar/sun.htm#movie

Como referenciar: "Netuno (planeta)" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 19/01/2019 às 14:27. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/SistemaSolar/netuno.php