Urano

Urano foi o primeiro planeta a ser descoberto na era moderna. Pela distância a que está do Sol, Urano demora 84 anos terrestres a completar a sua órbita.

Um dos aspectos mais curiosos da sua dinâmica é o seu eixo de rotação ter uma inclinação de 97.86º com o plano da sua órbita, em outras palavras, ele roda deitado.

Especula-se que Urano tenha ganhado esta inclinação depois da colisão com um protoplaneta de grandes proporções.

Curiosamente, apesar de um dos lados de Urano não receber luz solar durante quase 22 anos, o registro de temperatura é o mesmo ao longo de toda a sua superfície visível, o que sugere mecanismos eficazes de condução do calor pela atmosfera, como as fortes tempestades originadas pelas diferenças de temperatura. 

Assim como Saturno, Urano também possui anéis. Porém, estes têm uma composição química diferente, razão pela qual não é fácil observá-los já que refletem muito pouco a luz do Sol.

   

Como referenciar: "Urano (planeta)" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 19/07/2019 às 09:25. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/SistemaSolar/urano.php