Você está em Material de apoio > Solo

Conservação do solo

O solo, quando não recebe tratamento apropriado, pode perder suas propriedades naturais e se tornar infértil. Para a conservação do solo, algumas medidas podem ser adotadas:

  • Conservação da vegetação nativa: uma das mais importantes medidas para conservar o solo é não praticar o desmatamento. A vegetação natural possui características que conservam o solo.


Conservação de vegetação nativa

  • Combate à erosão: feito através do sistema de curvas de nível. Valas em sentido circular são feitas no solo de regiões altas (montanhas, morros, serras). Estas valas absorvem a água, evitando assim as enxurradas que levam as terras.


Combate à erosão

  • Reflorestamento: a falta de vegetação pode provocar a ocorrência da erosão. Com a plantação de árvores em regiões que passaram por desmatamentos, evita-se a erosão. O eucalipto e o pinheiro são as árvores mais utilizadas neste processo, pois suas raízes "seguram" a terra e absorvem parte da água.


Antes e depois do Reflorestamento

  • Rotação de cultura: a área de plantações pode ser dividida em partes, de forma que uma delas ficará sempre em repouso. As outras partes recebem o plantio de culturas diversas. Após a colheita, ocorre uma rotação, sendo que a parte que havia ficado em repouso recebe o plantio, e uma que foi usada vai para o descanso. Desta maneira, evita-se o desgaste da terra (perda de nutrientes), dificultando sua infertilidade.


Rotação de cultura

   
Como referenciar: "Conservação do solo" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 18/09/2019 às 06:12. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Solo/conservacao.php