Você está em Material de apoio > Solo

Solo

O solo é a parte exterior da crosta terrestre em contato direto com os demais elementos do meio ecológico.

Os solos são formados de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).

O solo é o resultado de milhares de anos de desagregação das rochas originais de um lugar na sua superfície e a combinação de diversos fatores. A maior ou menor intensidade de algum fator pode ser determinante na criação de um ou outro solo. São comumente ditos como fatores da formação de solo: o clima, o material de origem, os organismos, o tempo e o relevo.


Fatores da formação de solo

Pedogênese é o nome dado ao processo químico e físico de alteração (adição, remoção, transporte e modificação) que atua sobre um material litológico, originando um solo.

Edafologia é a ciência que trata das influências dos solos nos seres vivos. Sobre o solo cresce a vegetação dos continentes e das ilhas. Sendo assim, não há solo nas áreas do planeta em que as rochas ainda não tenham sido decompostas.

Como resultado da decomposição química das rochas, forma-se um material sobre a superfície terrestre: uma camada superficial, composta de água e minerais que, com o passar do tempo, vai se enriquecendo de matéria orgânica (raízes, folhas, fezes e restos mortais de animais, entre outros).


A fauna e a flora do solo desempenham papel fundamental. Modificam e movimentam enormes quantidades de material, mantendo o solo aerado e renovado em sua parte superficial.

As rochas, ao sofrerem a ação dos agentes atmosféricos, especialmente o calor e a umidade, decompõem-se através do intemperismo, também denominado de meteorização, e em seus fragmentos instala-se grande variedade de organismos vivos. Podemos afirmar então que o solo é o resultado da ação conjugada de fatores físicos, químicos e biológicos, em função dos quais se apresenta sob os mais diversos aspectos.


Formação do solo

Fatores de formação de solos

FATORES AMBIENTAIS
TIPO DE FATOR
ATUAÇÃO
Clima e organismos
Fatores ativos
Fornecem matéria e energia
Relevo
Fator controlador
Controla o fluxo de materiais; superfície; erosão; profundidade; infiltração; lixiviação e translocação.
Material de origem
Fator passivo
Diversidade do material constituinte sobre o qual ocorrerá a pedogênese.
Tempo
Fator passivo
Determina o tempo cronológico de atuação do processo.

Mecanismos de formação de solos

MECANISMOS
ATUAÇÃO
Adição
Aporte do material do exterior do perfil ou horizonte do solo.
Remoção (perda)
Remoção de material para fora do perfil. Exemplo: lixiviação.
Transformação
Transformação de material existente no perfil ou horizonte. Mudança de natureza química mineralógica.
Translocação
Translocação de material de um horizonte para outro, sem abandonar o perfil. Exemplo: eluviação/iluviação
   
Como referenciar: "Solo" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 18/07/2019 às 12:45. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Solo/