Você está em Material de apoio > Solo

Tipos de solo

Observando os horizontes, podemos perceber que vários fatores atuam na formação do solo. Porém, o clima é o mais importante, pois um material decomposto de uma rocha poderá formar solos diferentes em regiões de climas distintos.

Os solos são classificados em:

  • Zonais: bem desenvolvidos, maduros; qualquer grupo de solos bem diferenciados. São os latossolos (clima quente e úmido); podzol (clima temperado), terra roxa, etc.
  • Interzonais: solos que se relacionam com o relevo local ou com a sua rocha-mãe, isto é, o que lhe deu vida através do intemperismo. São os solos salinos (terrenos alagadiços), grumossolos (presença de argila, que é o solo de massapé), etc.
  • Azonais: ainda não possuem características bem desenvolvidas. Por serem novos, normalmente não apresentam o horizonte B. Não possuem também relação com o clima da região. São os litossolos (locais muito inclinados), aluviais (provenientes de sedimentos fluviais), etc.

Tipos de solos no Brasil

O território brasileiro é formado por quatro tipos de solos distintos, são eles:

Terra roxa

Surgiu a partir de rochas de origem vulcânica, os basaltos. Apesar de receber esse nome, possui uma aparência mais avermelhada. É encontrado nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo, o que significa que, em um passado remoto, parte dessas áreas abrigou vulcões, que não existem mais.


Solo de terra roxa, importante para a agricultura

Aluviais

Solos que se formam a partir de sedimentos (fragmentos de rochas) oriundos de outros lugares e carregados pela ação das águas e dos ventos. Encontra-se em diversas áreas do território brasileiro, em regiões de várzeas e próximos a rios e cursos d'água. Apesar de não serem tão férteis, apresentam um elevado potencial agrícola.


Solo aluvial

Massapê

Sua característica é a de um solo mais escuro, quase preto, argiloso e muito fértil, localizado ao longo do litoral nordestino. Ele forma-se a partir da decomposição do calcário, do gnaisse e outras rochas, sendo que nos meses chuvosos ele fica úmido e viscoso; já nos tempos de estiagem, fica mais rígido.


Solo massapé: presente no litoral nordestino e excelente para a agricultura

Salmourão

É um solo originário da decomposição, sobretudo do granito. Encontra-se distribuído em áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil. É bastante arenoso e menos fértil que os demais, além de possuir certo nível de acidez. Entretanto, com as técnicas adequadas, também pode ser utilizado na agricultura.


[Clique para ampliar]
Mapa de Solos do Brasil (escala 1:5.000.000). Versão utilizando o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SBCS, Embrapa 2006). Lançado em 27/03/2012 na cidade do Rio de Janeiro.

   
Como referenciar: "Tipos de solo no Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 18/09/2019 às 06:14. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Solo/tipos.php