Marte

Depois da Terra, Marte é o planeta mais fácil de observar. Visto da Terra Marte parece um planeta vermelho.

O seu eixo de rotação tem uma inclinação muito semelhante à do nosso planeta, 25.19º, o que significa que tem estações do ano.

Ao contrário de Mercúrio, que está exageradamente  perto do Sol para que seja facilmente observado, e de Vênus, cujas densa atmosfera e cobertura de nuvens bloqueiam a observação da sua superfície, Marte está relativamente próximo da Terra sem estar muito próximo do Sol.

Possui uma atmosfera bem rarefeita, o que nos permite observar a sua superfície com relativa facilidade. A melhor altura para observar Marte é quando este se encontra na sua oposição, isto é, quando a Terra está entre Marte e o Sol.


Paisagem de Marte

Além das características da sua órbita, com um período de 686.98 dias, os primeiros dados de Marte a serem obtidos através de observações feitas na Terra datam de 1659, quando Christiaan Huygens, observando através de telescópio o movimento de uma grande mancha negra no planeta chamada Syrtis Maior concluiu que o seu período de rotação era aproximadamente 24h, muito semelhante com o da Terra.

Até ao séc. XX, após inúmeras observações chegou-se  a criar grande especulação sobre a possibilidade da existência de vida inteligente em Marte, embora posteriormente se tenha reconhecido que as imagens obtidas com os telescópios tinham induzido em erro os astrônomos.

Posteriormente, na era da exploração espacial, entre os anos de 1964 e 1969, as Mariner 4, Mariner 6 e Mariner 7 fizeram os primeiros voos próximos ao planeta e conseguiram as primeiras imagens da sua superfície.

Estas indicaram um planeta com aspectos semelhantes à Lua, sem nenhuma evidência de vida, e com várias crateras, antigos vulcões e desfiladeiros, o que significa que pelo menos parte da sua superfície é bastante antiga, datando dos primeiros tempos do sistema solar, quando os planetas estavam sujeitos às colisões frequentes de meteoritos.

   

Como referenciar: "Marte (planeta)" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 18/07/2019 às 12:39. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/SistemaSolar/marte.php