Terra

O planeta Terra é o 3º planeta a contar do Sol. Apesar de ser aquele em que vivemos e que conhecemos melhor, continua a ser o que nos intriga mais.

Único no nosso sistema solar, a complexidade física e química dos mecanismos que o fizeram um lugar tão propício à vida continua a surpreender-nos e a intrigar-nos.

Movimento de translação

A Terra leva 365,256 dias para completar uma volta ao Sol. É este movimento, combinado com a inclinação do seu eixo, que dá origem às estações do ano.

Movimento de rotação, o dia e a noite

A Terra demora 23,9345 horas para fazer uma rotação em torno do seu eixo que tem uma inclinação de 23.45º com o plano da eclíptica. É este o movimento responsável pela passagem dos dias e das noites.

A Terra possui uma só lua, que ficou presa ao campo gravitacional terrestre após uma colisão, nos primeiros tempos do sistema solar, entre um protoplaneta e a Terra.

A Lua é o único satélite da Terra e todos sabem que nos mostra sempre a mesma face. Isto ocorre porque o seu período de rotação é igual ao seu período de translação. Diz-se que tem uma rotação síncrona.

Excessivamente pequena para reter uma atmosfera, sem campo magnético global, a Lua está geologicamente morta como indicam as grandes quantidades de crateras que observamos.

   

Como referenciar: "Terra (planeta)" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 19/01/2019 às 15:12. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/SistemaSolar/terra.php